3 de abril de 2020

Isolamento social

Olá meus leitores como vocês estão?

O Brasil e o mundo deram um parada obrigatória com essa pandemia do Coronavírus. A quarentena que muitos de nós enfrentamos é muito necessária para evitar  aglomerações nos hospitais.

É sabido que que ninguém gosta de ficar em casa sem nada para fazer(sério, nada mesmo? tem certeza que não tem nada para fazer),mas devemos pensar em nossos idosos, em nossas crianças e nossos doentes crônicos.

Muitos não se preocupam com essas pessoas e pensam que disseminar a doença é algo natural como se fosse qualquer gripe onde se toma um remédio e logo estão curadas. Não e não com o Coronavírus não é assim, ele é um vírus letal e não possui um remédio específico ou uma vacina para combatê-lo.

Célula do Coronavírus

Mas diante dessa quarentena enfrentamos algo bem pior que o ser humano evoluído não gosta que é ficar em isolamento, um isolamento obrigatório e necessário.


Porém esse isolamento social forçado, obrigatório acaba sendo muito preocupante em relação a saúde mental de muitas pessoas que em algum momento da vida já havia manifestado algum problema.

Por isso se você tem um conhecido, alguém da sua família que já apresentou algum histórico de depressão,ansiedade fique atento a possíveis novos sintomas. 

Talvez seja até mais fácil identificar os de casa, os conhecidos com a pandemia seja mais difícil de vocês tomarem conhecimento se essas pessoas estão precisando de ajuda. Se der ligue para a pessoa, faça uma chamada de vídeo, evite deixa-la totalmente isoladas, isso não quer dizer que vocês devam sair da quarentena e ir para a casa delas, mas ajude-os conversando um pouco.

Se vocês notarem que essas pessoas estão mal, indique um psicólogo online tem faculdades pelo Brasil oferecendo os serviços gratuitos. Alguns Estados também estão juntos nessa iniciativa oferecendo esses serviços também de maneira gratuita.

Procure na sua cidade esse tipo de serviço e indique a quem precisa.

Cuidem-se!!!





4 comentários: