17 de janeiro de 2020

Perda da audição na 3 idade

Oi gente vocês tem idosos em sua casa,ou lidam muito com eles?Vocês já pararam para analisar como vocês os tratam quando eles não os ouvem?

Não?Pensem um pouco...

Talvez alguns respondam que falam mais alto quase a plenos pulmões e outros digam que falam alto várias vezes e ainda assim os idosos não os ouve.


Sabiam que essa não é a melhor maneira de tratar a perda de audição na 3 idade? Visto que essa perda de audição na maioria das vezes é causado por fatores diversos.

Um dos maiores fatores diga-se é a poluição sonora nas ruas das grandes cidades,também não podemos esquecer o ambiente de trabalho que em alguns casos não é adequado expondo o trabalhador a riscos.

Fora isso temos um fator mais corriqueiro que é aquele causado pela chegada da idade avançada.

E como o corpo humano não é uma maquina aos poucos sua capacidade de falar,sentir o paladar, o olfato e até o mesmo ouvir vai diminuindo,e é algo natural.


Para alguns de nós isso não é aceito e a primeira coisa que se faz é falar alto,alto e sempre mais alto pensando que essa seja a maneira correta e que isso vai resolver o problema.Talvez resolva a curto prazo,mas o interessante é levar o idoso ao profissional competente que é o fonoaudiólogo que este melhor do que ninguém pode realizar exames específicos para detectar o quanto da audição o idoso perdeu.

Após esse exame poderá ser indicado o uso de aparelhos auditivos(reconheço são caros e nem sei se o SUS patrocina algum)o que poderá trazer melhoras na qualidade de vida deste idoso.

Mas se vocês não tem condições de comprar um aparelho façam algo mais simples,sejam pacientes falem de frente para os idosos e falem de vagar para eles poderem ler seus lábios, isso ajuda e muito para eles compreenderem o que está sendo dito,se eles não demonstrarem reação ao que foi dito com certeza vocês terão de repetir, porém nem pensem em fazer isso em voz alta,acreditem os idosos odeiam,odeiam que alguém grite com eles.

Além do que nem vai resolver no máximo vocês irão se estressar e estressar os idosos e isso ninguém quer.

Também não podemos esquecer(nunca) que nessa idade o que eles mais querem
é respeito,mas acima disso amor e carinho.

É algo simples de se fazer e que não custa nada então porque não praticar a partir de agora,fica a dica 😉.

19 comentários:

  1. Infelizmente na minha casa não tem idoso da 3ª idade, mas quando tiver irei praticar algumas dicas deste post. Abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Walcyr coloque em prática essas dicas,pode ser até mesmo com alguém da família(tio,tia,primos),um vizinho ou mesmo algum amigo que esteja na 3 idade.

      Excluir
  2. Sei bem como é, não é nada fácil conversar com eles rsrs.
    Mas enfim, eles não tem culpa de nada, o fato é que a idade chega pra todos né vdd.
    Excelente post.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,acredito que o mais frustrante para eles Jennifer é o fato de ficarem limitados.

      Excluir
  3. Minha avó está bem surda de um ouvido e ela não aceita. Meu irmão já falou que leva ela para fazer exames etc, mas para ela é tudo sujeira.. Bem complicado.
    Quando ela vem na minha casa, a tv fica no último volume e os vizinhos reclamam um monte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe Helana, você não seja a pessoa que vai convencê-la,as mulheres em sua maioria aceitam mais facilmente a opinião de outra mulher do que a opinião de um homem pense nisso.

      Excluir
  4. Olá Edilza,

    Amei o post, infelizmente não temos mais nossos avós, mas era bem isso mesmo, eles não surpotam que gritem para eles, na verdade todos precisam aprender a como lidar com o avanço da idade, porque ela vai chegar para todos. Amei seu post, realmente os idosos precisam ser bem cuidados e ter atenção da família.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou,fique a vontade para me visitar novamente.

      Excluir
  5. Meu avô utilizava esses aparelhos auditivos, mas faz muito tempo. O aparelho em si era caro, mas as baterias eram muito mais. Felizmente hoje em dias as baterias são mais baratas e os aparelhos mais acessíveis a todos. Mas é necessário matérias como a sua para alertar a todos! Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ed Sasuke ainda tem esse problema,os benditos aparelhos,devido não terem ampla divulgação as empresas que oferecem eles ainda são poucas,mesmo com preços mais acessíveis do que foram em relação a décadas passadas um assalariado por exemplo ainda sofre muito para conseguir um e sinceramente nem sei se o SUS banca tal coisa e se banca quantos anos deve ser de espera para conseguir.

      Excluir
  6. Eu tenho uma vizinha que ela usa e ela ate ia usar aquele interno (por dentro da pele), mas desistiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja incômodo Ingrid e que depende de pessoa para pessoa se adaptar a eles.

      Excluir
  7. Tenho uma conhecida que tem problema na audição,ela trabalhava em eventos o som muito auto foi prejudicando,hoje ela é senhorinha,eu tenho muita paciência para conversar com ela,não deve ser fácil,adorei seu post bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa uma pena isso ter acontecido com ela...que bom que ela pode contar com você parabéns, viu!.

      Excluir
  8. Ah que post incrível. Acredita que eu não sabia que existia essas "técnicas"? Não tenho nenhum caso na família, mas quando tiver já sei como deixar a comunicação mais fácil e confortável pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São coisas básicas,mas que fazem uma diferença quando der coloque em prática ou compartilhe a ideia com outros.

      Excluir
  9. oi!
    A perda da audição é horrível temos que ficar de olho, sempre que ter um sinal ir pro medico. Meus pais já são de idade e já não ouvem muito bem e por isso fazem acompanhamento medico..

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Joana por cuidar dos seus pais,nessa idade nós como filhas não podemos nos descuidar deles né?

    ResponderExcluir
  11. Oi!! A perda de audição na terceira idade é um problema e o SUS patrocina alguns sim, bem não sei como está na atual gestão política, mas faziam isso. Obrigada por sua contribuição, seu auxílio me ajudará a lidar melhor com os idosos e as suas dificuldades em ouvir.

    Beijos!

    ResponderExcluir