28 de outubro de 2019

Depressão - Um monstro silêncioso

Outro dia estava assistindo tv num programa de casos policiais e um desses caso me  chamou atenção,ocorreu nos EUA a uns anos atrás e aconteceu da seguinte maneira: Um garoto de boa família,inteligente,popular e com potencial de ter uma carreira promissora sucumbiu ao suicídio.

Talvez agravado pela forma como a garota que ele namorava o incentivou a provocar o ato que lhe tirou a vida,sendo que a mesma morara a quilômetros de distância do garoto.

Parece algo difícil de acreditar que alguém que não estava presente conseguiu levar alguém a um ato insano,mas é possível sim ainda mais se essa pessoa vem sofrendo a muito tempo de uma doença silenciosa que acomete mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS.

E o nome dessa bandida, desse monstro que muitos talvez já ouviram falar se chama Depressão. Doença está que contribuiu para o garoto da nossa história cometer o pecado mortal segundo alguns religiosos e que deixou para os amigos e a família a  dor e a saudade de não tê-lo mais em suas vidas.


Mas o que é a Depressão?

É bem difícil de se explicar 100% com palavras algo que não se pode medir num aparelho apenas se pode dizer que se sente,eu não sei vocês mais no meu caso ao longo dos meus aninhos de vida aqui já tive vários conhecidos da época de escola e faculdade com está doença e qua quase unanimemente descreveram como uma tristeza profunda, como se a vida tivesse perdido a cor e tudo ficasse no preto e cinza. Nada do que se faça traz felicidade por completo é como se ficasse sempre faltando algo.


Foto de Manfred Antranias Zimmer/Pixabay
A depressão não é frescura como muitos pensam é uma doença séria e que requer acompanhamento constante com psicólogos e até psiquiatras dependendo do caso.

Também não é uma modinha que vem fica um tempinho e passa pelo contrário quanto mais a sente mais se sofre e é por isso que merece atenção e acompanhamento para evitar as crises. 

Voltando a falar do garoto da nossa história a família dele até procurou os médicos, porém não deram a atenção devida ao problema que ele tinha e quando o perderam tentaram colocar a culpa na garota psicopata que ele tinha como namorada,mas isso não cabe a mim explicar o problema dela apenas posso dizer que ela era tão doente quanto e que encontrou a cobaia perfeita para a sua maldade.

Abaixo vou descrever alguns sintomas que podem ajudá-los a identificar a depressão nos seu estado inicial:

  • Isolamento social;
  •  Falta de apetite Insônia ou mesmo sono demais ;
  •  Baixa autoestima;
  •  Falta de interesse sexual;
  •  Mudança de humor com momentos de euforia e logo em seguida imensa tristeza sem causa aparente;
  •  Fadiga;
  •  Sentimentos de culpa;
  •  Falta de concentração.
 Apesar de ter citado alguns sintomas acima, é importante dizer que algumas doenças podem mascarar eles e levar a pessoa a acreditar que tem outro problema de saúde então caso vocês notem dois ou mais sintomas desses procurem ajuda dos especialistas que são os mais indicados para diagnosticar corretamente a Depressão.

E não tenham vergonha de pedir ajuda,saibam que todos nós estamos propensos a ter a doença,pois ela não escolhe sua vitima por raça,o status social ou o intelecto ela apenas aparece e se instala.

E ai leitores curtiram o post?Conhecem alguém com a doença ou já passaram por isso deixem seus comentários vou ficar feliz de interagir com vocês.

8 comentários:

  1. A depressão é uma doença seria , é preciso pedir ajuda e observar as pessoas próximas .

    ResponderExcluir
  2. Já passei por isso, e com certeza não é nada fácil, mas tem esperança no fim do túnel ...

    ResponderExcluir
  3. Oi
    A depeessao é uma doença horrivel, tem que fazer o tratamento e com apoio da familia ajuda muito. Eu ja passei por isso e hoje estou bem

    ResponderExcluir
  4. eu passei pela depressão já
    não é algo fácil
    e precisamos de força
    excelente post

    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Fico feliz que cada vez mais tem se discutido sobre as doenças psicológicas, e explicações do tipo são importantes. Ótima postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Muito importante este tema! Realmente lidar com a depressão sozinho é muito perigoso! Eu tive uma crise dessas quando completei 17 anos e levei uma parte grande da vida para superar. O sofrimento é sem tamanho e parece mesmo que a gente vai sufocar. Minha força foi ter ao meu lado, pessoas que sabia que eu não estava mentindo. Ter ajuda é essencial!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Luto com a depressão faz alguns anos, mas só fui diagnosticada e procurei ajuda médica ano passado, quando meu estado se agravou por conta da pandemia. Hoje estou em tratamento, sendo medicada e fazendo terapia. Por muito tempo tive vergonha de falar para a minha família como me sentia, mas hoje em dia entendi que preciso estar bem comigo mesma acima de tudo. É uma doença muito forte e quanto mais pessoas falarem sobre ela, melhor. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Conheço pessoas que tem depressao e lutam diariamente para estarem bem.
    Eu adorei seu post, muito bom a sua iniciativa

    ResponderExcluir