13 de outubro de 2019

Círio de Nazaré


"Vós sois o lírio mimoso
Do mais suave perfume
Que ao lado do santo esposo,
A castidade resume..."

Manto da Virgem de Nazaré 2019

Segundo domingo de Outubro em Belém do Pará acontece o momento de maior devoção do povo paraense,o Círio de Nazaré.

Mas o que é o Círio?

Várias definições são dadas a festa,para uns é um momento especial onde várias famílias e amigos confraternizam e louvam a Maria,mãe de Jesus.

Também pode ser considerada uma grande procissão onde várias pessoas saem as ruas acompanhando a Berlinda que leva a Virgem de Nazaré da Igreja da Sé até a Basílica de Nazaré.

Pode ser considerado um movimento intenso de pessoas que pagam suas promessas vindo de municípios vizinhos,sendo a pé,de bicicleta ou de caravana.

Explicar o Círio de Nazaré é algo difícil, tem de se viver,de se sentir,pois ele não é facilmente explicado em palavras mas pode-se considerar o encontro de várias culturas várias raças,várias religiões,vários corações.São promesseiros levando casas,órgãos de cera,cadernos,uma cruz nas costas,andando de joelho,caminhando segurando a corda.

O Círio traz ao coração do povo paraense,mais amor,mais compaixão,mais caridade. Ajudar ao próximo através da fé,doando água,alimentos,fazendo curativos,massagens ou mesmo acolhendo é algo que não tem preço,é algo enraizado na cultura paraense por isso que a maior festa paraense é considerada um Natal. 

Então se você vier a Belém nesse dia e alguém lhe desejar uma Feliz Círio, saiba que a expressão é apenas o desejo de que sua vida e da sua família seja de bênçãos,seja de muito amor.

Feliz Círio com as bênçãos da Virgem de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário